segunda-feira, abril 03, 2017

A chegada



O filme de Denis Villeneuve tem uma heroína improvável. A Dra. Louise Banks (Amy Adams) é filóloga, tradutora e professora universitária. No começo do filme, ela é obrigada a interromper a aula sobre uma linguagem sui generis (a língua portuguesa) por conta de notícias assustadoras que começam a desviar a atenção dos alunos via web. Em 12 pontos da Terra, conchas bizarras pairam sobre o solo, inspirando medo e histeria.
Equipes multidisciplinares são formadas para tentar se comunicar com os seres heptápodes que habitam as conchas.
Aí que entra a Dra. Banks na história. Ela tem um contrato de tradução vigente com o governo e pode ter acesso a informações confidenciais. Por isso, é convidada pelo general Weber (Forest Whitaker) para trabalhar na equipe nova-iorquina, junto com o físico Ian Donnelly (Jeremy Renner).
As tentativas de decifrar a complexa linguagem são mescladas com cenas de Louise com a sua filha. Com ousadia, o diretor canadense Denis (a pronúncia é "Deni") Villeneuve adapta a premiada narrativa (o conceituado Prêmio Nebula na categoria "novella", ou seja textos entre 17.500 e 40.000 palavras) Story of Your Life, de Ted Chiang. Sem dúvida, assistir ao filme desperta muita curiosidade para ler a noveleta. Pessoas que leram a obra afirmam que a leitura ajuda a compreender o filme (só entre neste link se estiver disposto a se deparar com spoilers) e a preencher as lacunas. A adaptação foi realizada pelo roteirista Eric Heisserer, especializado em suspense e terror, e a edição ficou a cargo de Joe Walker, que conta nos extras seus esforços para deixar o filme mais enxuto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo!