domingo, janeiro 28, 2024

Anatomia de uma queda


 Fiquei pensando uma palavra que definisse o filme vencedor da Palma de Cannes e me veio à mente o adjetivo "ambicioso".

O trabalho de Justine Triet não é menos que isso, começando pela metragem de 2h36m. 

Outro detalhe que torna o filme ambicioso é o fato de ser uma espécie de estudo de personagem às avessas, afinal de contas, o personagem estudado nunca aparece vivo.

A primeira cena em que ele aparece está estirado na neve avermelhada com os miolos arrebentados e sangue coagulado no crânio.

Outra característica que torna o filme ambicioso é o fato de ser um thriller sem um detetive formal, na verdade o detetive é o espectador.

As pistas vão sendo fornecidas pelas cenas em tempo real, paulatinamente, e depois, em flashbacks, na fala das personagens sobreviventes à queda.

Snoop é o cão que merecia um Oscar de melhor atuação. Ao redor dele o filme se constrói, ele tem uma relação especial com os três personagens principais, o garoto Daniel (Milo Machado Granier), a mãe dele, Sandra (Sandra Hüller) e a pessoa que morreu na queda, o pai de Daniel e marido de Sandra, Samuel (Samuel Theis).




Com Daniel, Snoop é o protetor e maior companheiro. O menino de 11 anos tem uma deficiência visual decorrente de um atropelamento. Mas ao lado de Snoop, Daniel se sente confiante e amado o tempo inteiro, explorando a paisagem nevada em dias de sol.

O cenário é uma cidadezinha da França, a cidade natal de Samuel. O casal mora com o filho e o cão em uma casa retirada, na zona rural de Grenoble. Sandra é escritora e tradutora, Samuel é professor e um aspirante a escritor, que tem boas ideias, escreve bem, mas não consegue terminar os romances devido a bloqueios.

A investigação sobre a queda se dá por meio da polícia, que vai fazendo induções e deduções, coletando indícios, fazendo descobertas. Passo a passo, o que poderia ser um mero acidente se torna uma morte suspeita que acaba em um tribunal, com Sandra sendo acusada de homicídio.

A maneira como a diretora Justine Triet conduz a trama é ambiciosa pelos motivos citados, ela confia que os espectadores vão aceitar a narrativa não linear, o vaivém na linha do tempo, a angústia crescente de Sandra e, principalmente, de Daniel, a maior vítima de toda a situação.


O menino que está tentando processar o luto começa a questionar a inocência da mãe e se perguntar se ela está dizendo a verdade.

De quebra, no tribunal, se vê obrigado a saber detalhes íntimos sobre a vida dos pais.

Pela sensação de opressão crescente e dos sentimentos de culpa que permeiam os personagens, Anatomia de uma queda fez um intertexto com outro filme ambicioso, pesado e dramático, também sobre um homem angustiado, Manchester à beira-mar.

Ser ambicioso per se não é algo ruim.

O filme de Justine Triet em muitos aspectos se mantém íntegro e passa uma honestidade que o filme de Kenneth Lonergan na época não me transmitiu.

O que diferencia o filme de Triet são dois fatores: um humor que corre por baixo da superfície, críticas sociais muito discretas, sem levantar bandeiras ou coisas do tipo, um humor que alivia tanto sofrimento que as personagens vivenciam. E, claro, todas as cenas de ternura com o cão Snoop, interpretado pelo border collie Messi. O expressivo Messi inclusive ganhou a Palm Dog, prêmio não oficial que existe há 22 anos no Festival de Cannes. Este ano foi um dos mais disputados e Messi acabou vencendo.




 





quinta-feira, janeiro 04, 2024

Agradecimentos e desculpas

 


Quarto longa-metragem de Lisa Aschan“Tack och förlåt” (Thank You, I'm Sorry) recebeu em português o pouco atraente título Agradecimentos e desculpas.
Os distribuidores deveriam se desculpar pela falta de inspiração.

Em contrapartida, as pessoas interessadas em ver um filme diferente, com idioma musical, ansiosas por mergulhar numa história sobre relações familiares, perdas, lavação de roupa suja, verdades entaladas nas gargantas, mentiras desmascaradas, misto de ternura com brutalidade, só têm a agradecer à Netflix e à diretora Lisa Aschan.

Diálogos muito bem construídos deixam florescer o talento de um elenco enxuto, mas soberbo.

Mágoas soterradas vêm à tona na vida de Sara (Sanna Sundqvist), quando, com um filho pequeno e mais um a caminho, o marido dela avisa que vai embora. No dia seguinte, o que parecia ruim fica ainda pior e a vida de Sara é posta em xeque.

Com a barriga no ápice, ela desce degraus de costas enquanto procura reformular seus conceitos. Nesse processo, terá de conviver com Helen (Ia Langhammer), a sogra um tanto invasiva, e Linda (Charlotta Björk), a irmã mais velha com quem havia cortado relações.

Outros personagens são o namorado abusivo de Linda e o pai das duas irmãs, que mora em uma espécie de casa geriátrica.



A intricada rede afetiva é entretecida com delicadeza pela premiada diretora Lisa Aschan, que tem no currículo She Monkeys (2011), White People (2015) e Call Mum! (2019).

O bem trabalhado roteiro de Marie Østerbie culmina em um filme sueco, demasiadamente sueco, com tudo que o cinema sueco tem de bom, inclusive a tal "profundidade" que muita gente sentiu falta em Rebel Moon.

Tenso do início ao fim, Agradecimentos e desculpas envolve o espectador em um tipo de agonia, uma ansiedade, simbolizada na criança prestes a nascer: a angústia de sermos humanos, demasiadamente humanos, guardadores de rancores, com sérias dificuldades para perdoar e virar a página, para agradecer e pedir desculpas...


terça-feira, janeiro 02, 2024

Rebel Moon


Sempre que penso em escrever algo sobre o cinema de Zack Snyder me vem à mente uma palavrinha da língua inglesa: self-indulgement.

Essa palavrinha, além de bonita e chique, exige do tradutor algo mais que uma solução fácil. 

Na categoria de dificuldade para traduzir, enquadra-se como "tricky".

A letra de uma canção de Lulu Santos me vem à mente quando me lembro da palavra "self-indulgement".


Tempos modernos

Eu vejo a vida melhor no futuro

 Eu vejo isso por cima de um muro de hipocrisia

Que insiste em nos rodear

Eu vejo a vida mais clara e farta

Repleta de toda satisfação que se tem direito

Do firmamento ao chão


Eu quero crer no amor numa boa

Que isso valha pra qualquer pessoa

Que realizar a força que tem uma paixão

Eu vejo um novo começo de era

De gente fina, elegante e sincera

Com habilidade pra dizer mais sim do que não


Hoje o tempo voa, amor

Escorre pelas mãos

Mesmo sem se sentir

Não há tempo que volte, amor

Vamos viver tudo que há pra viver

Vamos nos permitir


Zack Snyder é o tipo do cara que, mesmo sem conhecer a canção de Lulu Santos, vive se permitindo fazer filmes assim, self-indulging.

E digo mais. Eu sou o tipo do cinéfilo que se permite assistir a filmes de Zack Snyder pelo puro prazer de assisti-los.

Ficar julgando um filme de Zack Snyder com palavras rasas é algo surreal como Sucker Punch, outro filme de Zack Snyder, talvez o mais self-indulging de todos os filmes, com o elenco mais delicioso de todos os tempos.

Eis que a discussão sobre Rebel Moon empacou numa outra palavrinha, esta da língua portuguesa. Você lê os comentários do honorável público sobre o filme e se depara em 7 a cada 10 com variações desta palavra.

"Raso". 

Até o fato de essa palavra se repetir parece uma certa falta de profundidade, ao menos por parte desses pseudocríticos de araque de plantão.

Em se tratando de algo como arte, o que é raso e o que é profundo varia conforme a percepção de cada um.

Às vezes, a profundidade pode estar oculta no que aparenta ser "raso".

"Cópias" podem ser encaradas como influências e citações ou homenagens.

Mas, entrando no mérito da questão, acredito que, em seu novíssimo filme Rebel Moon, disponível na Netflix, Zack Snyder não tentou ser profundo. Tentou ser ele mesmo.

E não há maior mérito a um diretor autoral.

Ele não é o tipo de pessoa que a toda hora tenta chamar atenção para si mesmo, dizendo: "Olhem como sou profundo".

Se você quiser posar de cinéfilo metido a profundidades, assista aos filmes de Ingmar Bergman e Fellini.

Escreva sobre eles.

Não assista ao novo do Zack Snyder só para malhar.

E se quiser malhar, não seja "raso" na escolha dos adjetivos, procure embasar melhor o seu texto, com uma resenha de meio, começo e fim.