quarta-feira, novembro 21, 2018

Os Intocáveis

Resultado de imagem para untouchablesO filme realizado por Brian De Palma e que estreou nos EUA em 3 de junho de 1987 é uma aula de cinema.
Em primeiro lugar, o roteiro do dramaturgo David Mamet (autor de Três usos da faca), baseado no livro homônimo, de Oscar Fraley e Eliot Ness. É um script fabuloso, com cenas bem urdidas, diálogos bem costurados, sequências que ficam na retina. Ação, emoção e inspiração transbordam nas páginas do roteiro, que pode ser baixado aqui.
Mamet recentemente participou de uma exibição comemorativa do filme e respondeu a algumas perguntas da plateia. As espirituosas respostas podem ser conferidas neste artigo.
Não é demais bater na tecla. A quantidade de cenas memoráveis deste filme é absurda.
Vou citar apenas uma: a escolha do recruta Stone.




A cena envolve três atores: Kevin Costner, Sean Connery (no papel que lhe rendeu o Oscar de Ator Coadjuvante) e um novato chamado Andy Garcia.
A maneira que Malone, personagem de Connery, "entrevista" Stone, o virtuose atirador, é simplesmente um dos momentos mais empolgantes do cinema de todos os tempos.

E esse é só um exemplo de uma lista que seria infindável e repleta de spoilers.
Não poderia deixar de citar a celebérrima cena da escadaria, uma homenagem a Eisenstein.









Em segundo lugar, a trilha sonora de Enio Morricone. Perfeição é o mínimo para descrever a precisão e a categoria dos movimentos musicais ao longo do filme.

A edição do filme, assinada por Gerald Greenberg (Oscar por Operação França) e Bill Pankow, contribui sobremaneira para o suspense que impregna cada fotograma do filmaço de Brian De Palma. Existe no You Tube uma análise útil sobre a montagem de algumas cenas, em especial, a clássica cena da escadaria. Recomendo só assistir à análise após assistir ao filme.





A direção? Bem, as tomadas feitas por De Palma são proverbiais, em cada cena ele puxa um coelho da cartola e surpreende o espectador com o ângulo de observação, sem esquecer as tomadas clássicas de girar a câmera durante uma conversa de quatro amigos (os Intocáveis) na mesa do bar.

Chegou o momento de falar no elenco. Já citei os principais nomes. O quarto componente do grupo de elite do Ministério do Tesouro é Charles Martin Smith, que interpreta o contador Oscar Wallace. Junto com Elliot Ness (Kevin Costner), Jim Malone (Connery) e George Stone (Andy Garcia), formam o grupo conhecido como Intocáveis para combater a perigosa organização chefiada por ninguém menos que Al Capone (Robert De Niro).

Acrescente a tudo isso o guarda-roupa de Armani e outros detalhes bem cuidados e bingo!
Os Intocáveis é uma aula de cinema.

Resultado de imagem para untouchables stone selection scene



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo!