domingo, novembro 05, 2017

Orgulho e preconceito e zumbis


Resultado de imagem para pride and prejudice and zombies

Da mente (talvez nem tão) inventiva de Seth Grahame-Smith, o criador de Abraham Lincoln, caçador de vampiros, surgiu em 2009 o livro Pride and Prejudice and Zombies, uma esperta adaptação/paródia do clássico Orgulho e preconceito, de Jane Austen. 

Dirigido pelo discreto Burr Steers, Orgulho e preconceito e zumbis é um filme bem realizado, com um bom elenco, e que, por incrível que pareça, respeita tanto a alma dos densos personagens austianos quanto a mitologia zumbi.
Resultado de imagem para pride and prejudice and zombies

A talentosa Lily James (de Em ritmo de fuga) entra para a seleta turminha de atrizes que interpretaram a geniosa Elizabeth Benning: Green Garson, Jennifer Ehle e Keira Knightley.

Sam Riley (que interpreta Ian Curtis do Joy Division em Control) entra para o invejado grupo de atores que encarnaram o conflituoso Mr. Darcy: Laurence Olivier, Colin Firth e Matthew Macfadyen.

Resultado de imagem para pride and prejudice and zombiesA propósito, o clássico de Jane Austen já rendeu muitas adaptações, algumas mais fiéis, outras nem tanto. A mais recente adaptação com base no texto original de Austen feita para o cinema é a estrelada por Keira Knightley e dirigida por Joe Wright.

Também a propósito, esse tipo um tanto duvidoso de literatura, no qual Seth Grahame-Smith é um dos nomes mais bem-sucedidos e que se convencionou chamar de literary mash-up (algo como mistura ou mixórdia literária), é abordado com humor pelo estudioso de Jane Austen, John Mullan, neste artigo do Guardian.

In the meantime, o escritor Seth Grahame-Smith já andou se
envolvendo numa confusão com sua Editora, que está processando o escritor por ter entregue um manuscrito com atraso de três anos em relação ao prometido e, o que é pior, segundo os termos do processo, o texto deste livro destoaria do estilo dele e seria, em grande parte, uma apropriação de um trabalho que está em domínio público, editado há 120 anos.

Em outras palavras: primeiro, com o apoio da indústria do livro e do cinema, Seth Grahame-Smith vampirizou sem pudores a história e a literatura; agora, precocemente, se transforma num morto-vivo do show business.
Resultado de imagem para pride and prejudice and zombies

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo!