sábado, novembro 09, 2019

A lavanderia de Steven Soderbergh

Resultado de imagem para LAUNDROMAT MOVIE 
O multipremiado e "engajado" Steven Soderbergh realiza um filme que tem mais de "engajamento" do que "drama". A lavanderia é a prova cabal que um diretor tarimbado e um elenco multioscarizado não resultam necessariamente num grande filme. 
 Resultado de imagem para LAUNDROMAT MOVIE

O elenco supertalentoso e superfamoso faz o que pode, mas o roteiro é o ponto fraco. Scott Burns perde o foco e não consegue costurar bem suas ideias, o que acaba colocando em risco a consistência do filme.

Resultado de imagem para LAUNDROMAT MOVIE


O ponto positivo é que a postura do longa é de crítica às falcatruas do capitalismo selvagem. Uma sátira ao modo como paraísos fiscais foram criados e são utilizados por cidadãos que desejam pagar menos impostos. Até aí, tudo bem. Mas tudo vai ficando um pouco cansativo e forçado com o tempo, e eu tive que interromper a sessão, para retomar outro dia.

São vários "sketches" com situações e personagens de países diferentes, amarrados pela história de uma viúva, Ellen Martin (Meryl Streep), que busca receber o valor do seguro, mas enfrenta dificuldades, e pelos protagonistas das maracutaias, Mossack (Gary Oldman) e Fonseca (Antonio Banderas), que "derrubam a quarta parede" e conversam com a câmera para narrar a sua saga de ganância e lucro.

Resultado de imagem para LAUNDROMAT MOVIE

Lá pelas tantas os brasileiros serão surpreendidos com a menção de uma empresa brasileira, que é citada como exemplo de corrupção ativa bem organizada.

O espectador tupiniquim sente um misto de emoções. De um lado, a tristeza por sermos citados como um modelo de propinas que chocou o mundo. De outro, o orgulho ao ver que a Lava-Jato desmascarou um esquema dessa magnitude.

The Laundromat Poster #1
Mas essa referência ao Brasil só prova a mixórdia em que o roteiro se enfiou. A ideia inicial, de devassar os "Panama Papers", acaba se transformando num vale-tudo, com direito a incluir toda e qualquer notícia mundial sobre corrupção e falcatrua.

O diretor Steven Soderbergh parece que "criou fama e deitou-se na cama". Ou seja, ficou devendo mais uma vez.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo!