Documentários rápidos e muito informativos disponíveis em streaming.
Passarinhando tem menos de 40 minutos e Dança dos pássaros, 51. Os dois filmes trazem muitas curiosidades sobre o comportamento e a ecologia dos pássaros. Dois pratos cheios para passarinheiros e ornitólogos amadores.
Passarinhando tem a produção executiva do ator Gael García Bernal e mostra a situação de um santuário de aves do México que fica na divisa com os Estados Unidos. O site 10,000 Birds comenta sobre o filme nesta resenha.
O documentário aborda uma questão crucial e "coloca o dedo na ferida": uma das funestas consequências de se construir um muro no local seria a destruição do rico ecossistema.
Por sua vez, Dança dos pássaros tem a narração do ator Stephen Fry e mostra os rituais de acasalamento de diversas aves de plumagens multicoloridas, em diferentes partes do mundo. Uma das aves estudadas é o galo-da-serra (Rupicola rupicola), espécie que ocorre no Brasil.
Outra espécie abordada constrói pacientemente uma torre de palha para impressionar a fêmea e depois faz um incrível show de imitações sonoras e ainda brinca de esconde-esconde com ela.
Os dois documentários foram destaque no site Bird Wire, dos editores da revista Bird Watcher's Digest.
Passarinhando (Birders) e Dança dos pássaros (Dancing with the Birds) são duas excelentes pedidas para os apreciadores da natureza.