O magnífico acervo de uma das poucas locadoras que ainda persiste em atividade estimula os cinéfilos a se transformarem em garimpeiros.
De uns tempos para cá, encontrei um veio ainda inexplorado por mim nessa verdadeira mina que é a Zílvia Locadora de Passo Fundo, cidade encravada no coração do Planalto Médio Gaúcho.
Estou falando da rica filmografia do lendário e genial diretor Sam Peckinpah.
Já resenhei o cult Tragam-me a cabeça de Alfredo Garcia.
Este post aborda dois outros filmes fundamentais na trajetória de Peckinpah:
Sob o domínio do medo
e
Pat Garrett & Billy The Kid.
1. SOB O DOMÍNIO DO MEDO (1971)
Um grupo de trabalhadores locais está fazendo uma obra no terreno da propriedade (pelo jeito não é só o povo brasileiro que gosta de fazer um "puxadinho").
O problema é que um dos caras já foi namorado dela anos atrás.
A violência e a tensão sexual são os focos neste filme de Sam Peckinpah inspirado no livro The Siege of Trencher's Farm (O cerco da Fazenda Trencher).
Eles convidam o marido para caçar e então a violência, em suas mais variadas formas, se precipita de um modo avassalador.
Nos extras do dvd, Peckinpah conta detalhes sobre a produção e a decisão sobre mudar o título para Straw Dogs. Os extras também trazem entrevistas interessantíssimas com Dustin Hoffman e Susan George.
Em tempo: no Brasil Straw Dogs foi lançado como Sob o domínio do medo e em Portugal, Cães de palha.
2. PAT GARRETT & BILLY THE KID (1973) VERSÃO DO DIRETOR
O filme segue a relação entre dois amigos que se separam, após muitos anos de camaradagem e vida desregrada. Tudo muda quando Pat Garrett se torna um xerife e pede para Billy The Kid ir embora para outras plagas.
Billy, porém, não é o tipo de sujeito que se intimida.
O impasse que se instaura é o background perfeito para Peckinpah realizar uma obra-prima estética e formal.
Críticas têm sido feitas aos protagonistas que teriam deixado de imprimir profundidade a seus personagens. James Coburn encarna um Pat Garrett implacável e Kris Kristofferson, um Billy The Kid não menos implacável, com a diferença de ser mais simpático e caloroso como ser humano.
A atuação de Bob Dylan também motivou críticas pela simplicidade e economia, mas também seria querer demais do bardo, que criou clássicos para a trilha.
A genialidade de Sam Peckinpah salta aos olhos - e ouvidos - quando no meio de um faroeste começa a tocar uma canção singela, que se tornaria um clássico da música pop, gravado por Guns N'Roses
e Zé Ramalho
, entre outros artistas de peso.
Em tempo: no Brasil o filme foi lançado como Pat Garrett & Billy The Kid e em Portugal, Duelo na poeira.
Essa locadora ainda é aberta?
ResponderExcluirSim. Na Galeria Central da Av. Brasil Leste, 71, em Passo Fundo.
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