sábado, março 02, 2024

Raça brava

 


Com roteiro original e diferente, Raça brava é um faroeste sob medida para quem ama aventura, romance e, de quebra, a raça Hereford.



Um dos principais personagens do filme é Vindicator, jovem touro da raça Hereford (cuja pelagem no RS é chamada de "pampa"), recém-chegado aos EUA trazido de navio, em companhia das proprietárias inglesas, a pertinaz viúva Martha Evans (a grande atriz irlandesa Maureen O'Hara) e a filha dela, Hilary (Juliet Mills).

Estamos na Exposição de Criadores de Gado de Corte de St. Louis, em 1884.

De temperamento manso, o touro mocho é uma grande novidade em terras americanas. Por essas qualidades raras, é vendido como reprodutor no leilão por 2 mil dólares. Mas o intermediário que fez o lance vencedor tem segundas intenções com Martha, que, revoltada com o assédio, decide levar o touro pessoalmente ao comprador original.

Para isso, vai contar com a ajuda de Sam Burnett (James Stewart), um caubói muito competente, porém muito chegado a se meter em confusões e brigas. Para ajudar um amigo que se machucou no trabalho e não obteve auxílio financeiro do patrão, Sam aceita o suborno do outro interessado que havia perdido o leilão, que oferece 1000 dólares para ter o touro. Sam pega o dinheiro e dá ao amigo, mas se vê numa enrascada, entre sua admiração por Martha e a situação em que se meteu.

São muitas as peripécias que esses quatro personagens  mãe e filha, caubói e o adorável Vindicator  vão enfrentar no caminho até o Texas, no rancho de Alexander Bowen (Brian Keith), teimoso criador da raça Longhorn.



O sonho de Martha é que as qualidades da raça Hereford sirvam como ferramentas para melhorar as raças locais, e essa ideia de fazer o melhoramento genético acaba influenciando o rústico Sam Burnett, que, por sinal, nesse processo inevitavelmente também se apaixona pela irresistível (e ruiva) Martha.



Quando Sam, Martha, Hilary e Vindicator estão cruzando por um desfiladeiro, uma boiada de longhorns vem no sentido contrário, conduzida por Jamie Bowen (Don Galloway), mas um ladrão está de tocaia e vai causar um estouro da boiada.



O fato prepara a fase principal do filme, que contrapõe as ideias retrógradas de Alexander Bowen e as inovadoras de Martha. O fato de o rabugento rancheiro também se apaixonar por Martha permite algumas ótimas cenas cômicas.




 Dirigido pelo especialista em aventura Andrew McLaglen, o filme tem como curiosidade no elenco o menino Larry Domasin (o amigo de Elvis Presley em O seresteiro de Acapulco) que interpreta um dos garotos que moram na fazenda.

Brian Keith está ótimo como Bowen, o rancheiro cabeça-dura que tenta conquistar Martha, mas quem lidera mesmo o elenco são os protagonistas, Maureen O'hara, que contracenou com John Wayne em vários filmes, como Depois do vendaval, e tinha com ele uma forte amizade; e James Stewart (astro de Janela indiscretaNúpcias de escândalo e A felicidade não se compra, para citar apenas três). 

Uma das partes mais bonitas do filme, que mostra a paixão pela raça Hereford, é quando Vindicator, já na nova estância, desaparece na nevasca.

Bowen, o teimoso criador de Longhorns, por bravata, e certo de que Vindicator não cobriu nenhuma de suas vacas, promete a Sam que, se aparecerem bezerros híbridos, ele pode ficar com eles e iniciar uma criação nova.

Quando chega setembro, na estação que nasce a terneirada, Sam procura, no meio dos capões de mato, embaixo das macegas, os bezerros recém-nascidos, ansioso por achar algum filho de Vindicator.




A importância deste filme na história do faroeste e de Hollywood é festejada em um post comemorativo do Museu Sid Richardson, que ressalta mais uma curiosidade: a trilha sonora é feita por ninguém menos que John Williams, que na década seguinte faria a trilha de Tubarão.


Mas o ponto mais forte do filme é justamente o roteiro bem construído, que mescla aventura e romance, com bons diálogos e falas espirituosas, focalizando com originalidade o aprimoramento genético do rebanho com o uso da raça Hereford.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo!