segunda-feira, abril 22, 2019

Confidências à meia-noite (Pillow Talk)

Pillow Talk: Doris Day and Rock Hudson

O forte deste filme é o roteiro bem alinhavado e amarrado, que permite aos dois protagonistas darem um show de talento e carisma. Não à toa Pillow Talk abiscoitou o Oscar de Melhor Roteiro Original. O filme teve outras indicações, como Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante.

Pillow Talk: Doris Day and Rock Hudson

Assistir a este filme me lembrou de uma cinéfila hardcore, fã de atores da estirpe de Cary Grant e Rock Hudson, que certamente se deliciaria com as cenas bem urdidas e as situações inusitadas. A dublagem brasileira teve uma solução criativa ao traduzir o "sotaque texano" do personagem de Rock Hudson. Resta agora tentar assistir a versão legendada, para ver como foi a interpretação vocal do conquistador galã.



 Este é o primeiro filme de uma "trilogia" estrelada pelo trio Doris Day, Rock Hudson e Tony Randall. O blog theblondeatthefilm.com explica que o roteiro deste filme perambulou por Hollywood por 2 décadas até cair nas mãos de Martin Melcher, o dono da Arwin Productions, junto com a esposa Doris Day. Foi o primeiro filme de Rock Hudson em papel humorístico. A sinergia entre ele e Doris foi instantânea, e isso transparece em cada fotograma do filme.



Pillow Talk: Doris Day and Rock Hudson

Já o site classicfilmsreloaded traz um histórico sobre o filme, incluindo resenhas da época. Porém, uma coisa que parece ser uma unanimidade em textos sobre Pillow Talk é a pouca ênfase em relação ao diretor Michael Gordon. Qual terá sido a contribuição dele, um cara que havia sido colocado na lista de diretores "renegados" ou "demonizados" por serem supostamente "comunistas"? Digamos que existem diretores especialistas em deixar os atores à vontade, e Gordon parece ser um deles. Apos ter amargado um tempo na "black list de Hollywood", finalmente foi chamado de volta, e o filme que marcou o seu  retorno foi justamente Pillow Talk. Depois disso sua carreira teve um revival e ele realizou várias comédias despretensiosas.


Pillow Talk: Thelma Ritter and Doris Day

Uma das personagens mais típicas do filme é Alma (Thelma Ritter), a empregada de Jan (Doris Day), que terá um papel importante para ajudar Brad (Rock Hudson) a tentar reconquistar a tão cobiçada dama. Thelma Ritter se aposentou com 6 indicações a Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante e nenhuma vitória.

Parabéns à Band que está passando clássicos pinçados a dedo, todo domingo, às dez horas da noite, logo após o Master Chef.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo!