terça-feira, abril 02, 2019

A balada de Buster Scruggs


Resultado de imagem para buster scruggs pan scene

A balada de Buster Scruggs, novo filme do irmãos Coen, está disponível na plataforma Netflix, que está investindo na interface cinema/streaming, com produções de bastante qualidade e de diretores renomados. A estratégia deu resultado, como mostra a conquista de Oscars por Roma e as indicações recebidas por outros filmes, como este dos irmãos Coen.

 Por sinal, Ethan Coen explica nessa interessante entrevista ao Correio do Povo que eles não têm nada contra a modalidade de streaming e que ela pode coexistir com o cinema. Um artigo da Forbes classifica o filme dos Coen como talvez a melhor coletânea de histórias já produzida pelo Netflix.

O filme é estruturado em seis histórias com protagonistas, personagens e situações diferentes. A intersecção é o cenário do Velho Oeste e o modo sarcástico como as histórias terminam. 
Resultado de imagem para buster scruggs james franco

A estrutura em contos não intimamente conectados facilita o processo de assistir ao filme.

Eu, por exemplo, fui assistindo aos poucos, uma história por vez.

A primeira é a mais engraçada e divertida de todas, sobre um músico rápido no gatilho que é procurado vivo ou morto. 



A segunda, com James Franco no papel de um ladrão de banco, também tem uma ironia e um humor bastante salientes. 



O terceiro conto é o mais tétrico e traz Liam Neeson como o homem que explora um ator com deficiência física.

Resultado de imagem para buster scruggs pan shot

A quarta história, sobre um velho garimpeiro que procura um filão de ouro, é a única que se destaca por ter um final menos, digamos, anticlímax. 

Resultado de imagem para buster scruggs pan scene


Mas tudo que aconteceu nos enredos anteriores não se compara às surpresas reservadas para a quinta e mais bem desenvolvida história, sobre uma jovem que acompanha o irmão numa travessia de caravanas em rumo a uma vida melhor. 

Resultado de imagem para buster scruggs pan shot


Já o epílogo lembra um pouco "Bola de sebo" de Maupassant e outros contos clássicos sobre conversas em carruagens, em que os personagens vão desnudando as suas personalidades por meio de seu posicionamento em relação aos demais passageiros.


Resultado de imagem para buster scruggs pan shot

Na onda do politicamente correto, o filme recebeu críticas por não dar espaço suficiente a personagens femininos ou por estereotipá-los. 

Fazer filmes nos dias de hoje envolve isso. Sempre vai ter alguém, ou algum grupo, que vai "levar a mal" e fazer um protesto. O jeito é fazer do limão uma limonada e deixar a democracia funcionar. Cada um é livre para formar a sua opinião e se manifestar dentro dos parâmetros de civilidade. 

Mesmo sem entrar imediatamente na lista dos melhores filmes do irmãos Coen, A balada de Buster Scruggs é sem dúvida entretenimento de boa qualidade (e disponível a preços módicos) que revela o aspecto acridoce de sermos humanos, demasiadamente humanos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo!