quinta-feira, janeiro 04, 2024

Agradecimentos e desculpas

 


Quarto longa-metragem de Lisa Aschan“Tack och förlåt” (Thank You, I'm Sorry) recebeu em português o pouco atraente título Agradecimentos e desculpas.
Os distribuidores deveriam se desculpar pela falta de inspiração.

Em contrapartida, as pessoas interessadas em ver um filme diferente, com idioma musical, ansiosas por mergulhar numa história sobre relações familiares, perdas, lavação de roupa suja, verdades entaladas nas gargantas, mentiras desmascaradas, misto de ternura com brutalidade, só têm a agradecer à Netflix e à diretora Lisa Aschan.

Diálogos muito bem construídos deixam florescer o talento de um elenco enxuto, mas soberbo.

Mágoas soterradas vêm à tona na vida de Sara (Sanna Sundqvist), quando, com um filho pequeno e mais um a caminho, o marido dela avisa que vai embora. No dia seguinte, o que parecia ruim fica ainda pior e a vida de Sara é posta em xeque.

Com a barriga no ápice, ela desce degraus de costas enquanto procura reformular seus conceitos. Nesse processo, terá de conviver com Helen (Ia Langhammer), a sogra um tanto invasiva, e Linda (Charlotta Björk), a irmã mais velha com quem havia cortado relações.

Outros personagens são o namorado abusivo de Linda e o pai das duas irmãs, que mora em uma espécie de casa geriátrica.



A intricada rede afetiva é entretecida com delicadeza pela premiada diretora Lisa Aschan, que tem no currículo She Monkeys (2011), White People (2015) e Call Mum! (2019).

O bem trabalhado roteiro de Marie Østerbie culmina em um filme sueco, demasiadamente sueco, com tudo que o cinema sueco tem de bom, inclusive a tal "profundidade" que muita gente sentiu falta em Rebel Moon.

Tenso do início ao fim, Agradecimentos e desculpas envolve o espectador em um tipo de agonia, uma ansiedade, simbolizada na criança prestes a nascer: a angústia de sermos humanos, demasiadamente humanos, guardadores de rancores, com sérias dificuldades para perdoar e virar a página, para agradecer e pedir desculpas...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo!