sexta-feira, fevereiro 23, 2024

O pagador de promessas


 O auge do cinema brasileiro aconteceu em 1962, quando O pagador de promessas inscreveu o Brasil na lista dos países premiados com a Palma de Ouro em Cannes.

Foi a primeira e única vez que o cinema brasileiro chegou aos píncaros de um festival dessa importância.

Com direção de Anselmo Duarte, diálogos de Dias Gomes (de sua peça teatral homônima) e atuações de Leonardo Villar e Glória Menezes, O pagador de promessas continua sendo o filme brasileiro que recebeu a honraria mais elevada.

No site oficial do Festival de Cannes, uma página relembra todos os vencedores da década de 1960.

Como sabemos, nenhum filme brasileiro jamais abiscoitou o Oscar de Melhor Filme Internacional.

Apenas 4 foram selecionados entre os 5 finalistas.

São eles:

O pagador de promessas, de Anselmo Duarte (cerimônia do Oscar de 1963)

O quatrilho, de Fábio Barreto (cerimônia do Oscar de 1996)

O que é isso, companheiro?, de Bruno Barreto (cerimônia do Oscar de 1998)

Central do Brasil, de Walter Salles (cerimônia do Oscar de 1999)

Diga-se de passagem, na cerimônia do Oscar de 1960, um filme falado em português, com roteiro adaptado de uma peça teatral brasileira, encenado por um elenco de atores e atrizes preponderantemente brasileiros e rodado no Brasil, mas dirigido por um cineasta francês, ganhou o Oscar de Melhor Filme Internacional e também a Palma de Ouro em Cannes em 1959.

Estamos falando de Orfeu negro, de Marcel Camus, com roteiro inspirado na peça de Vinicius de Moraes, Orfeu da Conceição.

Uma pena (na verdade, a palavra certa seria "sacanagem") que o filme Orfeu negro não tenha concorrido ao Oscar pelo Brasil, já que representou a nossa realidade e a nossa cultura. Mas pavimentou o caminho para que, três anos depois, um filme com diretor brasileiro, elenco brasileiro, texto brasileiro e DNA brasileiro, mas com a belíssima fotografia em preto e branco de um britânico (Chick Fowle), o Brasil enfim levasse a Palma de Ouro em Cannes. 

Tudo tem seu tempo, e a hora e vez do Brasil veio com temas brasileiríssimos, como a incompreensão, o preconceito, a intolerância...


A obra-prima da dramaturgia brasileira, escrita por Dias Gomes, encenada pela primeira vez em 1960, O pagador de promessas, resume a essência do que nós somos.

Zé do Burro é o brasileiro, sem tirar nem pôr, é impossível que um brasileiro não se identifique com este personagem que carrega uma pesada cruz para pagar uma promessa.

Todo brasileiro é teimoso, convicto, tem uma ideia fixa como Zé do Burro.

Ele sofre enxovalhos como todo brasileiro.

Ele é traído como todo brasileiro.

Ele não desiste nunca, como todo brasileiro.

Ele paga suas promessas, como todo bom brasileiro.



Uma conjunção de escolhas felizes de Anselmo Duarte construiu a trajetória de um filme vencedor: 90 minutos de duração, diálogos cortantes, atuações hipnotizantes e, é claro, cenários que veiculam cinematograficamente o que no palco só poderia ser imaginado, a mistura do sertão com a urbe, a ingenuidade de um matuto em meio ao fervilhante cadinho cultural de Salvador, mescla da África com Europa, terreiros e igrejas, candomblé e cristianismo, capoeira e literatura de cordel.

Além de Leonardo Villar no papel de Zé do Burro e de Glória Menezes no papel de Rosa, o forte elenco traz Dionísio Azevedo (Padre Olavo), Geraldo Del Rey (Bonitão), Norma Benguell (Marly), Othon Bastos (repórter) e Antonio Pitanga (Coca). A igreja que aparece no filme é a do Santíssimo Sacramento, no Pelourinho, em Salvador.


Esta página do site do Itaú Cultural comenta a importância de O pagador de promessas para o teatro e o cinema brasileiros e traz citações do próprio Dias Gomes: 

“COMO ZÉ DO BURRO, CADA UM DE NÓS TEM SUAS PROMESSAS A PAGAR. A DEUS OU AO DEMÔNIO, A UMA IDEIA. EM UMA PALAVRA, A NOSSA PRÓPRIA NECESSIDADE DE ENTREGA, DE AFIRMAÇÃO. E CADA UM DE NÓS TEM PELA FRENTE O SEU ‘PADRO OLAVO’. ELE NÃO É UM SÍMBOLO DE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA, MAS DE INTOLERÂNCIA UNIVERSAL. VESTE BATINA, PODIA VESTIR FARDA OU TOGA. É PADRE, PODIA SER DONO DE UM TRUSTE.”


Por sua vez, em sua concisa e relevante obra Teatro brasileiro moderno, Décio de Almeida Prado escreveu sobre a peça teatral O pagador de promessas:

Todo bom escritor tem o seu instante de graça, possui a sua obra-prima, aquela que congrega numa estrutura perfeita os seus dons mais pessoais. Para Dias Gomes essa hora de inspiração veio-lhe no dia que escreveu O pagador de promessas. Em torno de Zé-do-Burro — herói ideal, por unir o máximo de caráter ao mínimo de inteligência, naquela zona fronteiriça entre o idiota e o santo — o enredo espalha a malícia e a maldade de uma capital como Salvador, mitificada pela música popular e pela literatura, na qual o explorador de mulheres se chama inevitavelmente Bonitão, o poeta popular, Dedé Cospe-Rima, e o mestre de capoeira, Manuelzinho Sua Mãe. (...)

A história já é por si só comovente mas assume pela singeleza com que é contada a feição de um símbolo, algo que não se deixa reduzir com facilidade a explicações racionais menores. A aura de poesia, dá-lhe a amplitude de uma fábula, de um apólogo, quase de um mito - o sacrifício do puro, do inocente, daquele que não provou do fruto do saber-, com conotações religiosas e ritualísticas. (PRADO, 1988, p.90).

É um filme para ser revisitado e cultuado, mas também uma parada obrigatória para todo brasileiro que pretende se inserir na categoria de "cinéfilo". 

Se você ainda não viu, faça a si mesmo a promessa de assistir ao mais relevante filme brasileiro até a presente data.

Quem mora em Passo Fundo e região, tem uma vantagem: a obra-prima do cinema nacional pode ser encontrada no acervo da Zílvia Locadora. 



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