quinta-feira, novembro 02, 2017

Quatro vidas de um cachorro



Inspirado no livro homônimo, lançado originalmente em 2010 e intitulado A Dog's Purpose, de W. Bruce Cameron, o mais recente filme de Lasse Hallström mantém a coerência de uma filmografia especializada em Roa röra, expressão sueca que significa "entreter e comover".

O diretor explica o significado desta expressão e dá detalhes sobre os bastidores do filme nesta entrevista. No Brasil, o livro foi publicado em 2011, pela Agir, com tradução de Regina Lyra. O título escolhido na época para o livro (de quem terá sido a ideia, da tradutora ou dos editores?) foi mantido depois para o filme. A obra impressa foi reeditada em 2016 (com o pôster do filme na capa, é claro), pela HarperCollins Brasil, que se uniu à Ediouro e ficou com o catálogo da Agir.


Por sinal, o escritor, que participou da construção do roteiro, aparece nos extras do dvd, com a esposa. Ela explica que, já adulta, havia perdido o seu primeiro e único cão, e foi realizar uma viagem com o então namorado Bruce Cameron, que contou a ela, para confortá-la, uma história tocante, a base do que seria o romance A Dog's Purpose.




O filme foi um sucesso comercial nos cinemas do mundo inteiro e está sendo um sucesso também nas poucas locadoras que ainda resistem bravamente Brasil afora. O dvd que eu aluguei está tão usado que uma parte do filme é impossível de assistir. Digamos, uns 15 minutos. Justamente no trecho que mostraria a tão comentada cena da água, que rendeu tanta polêmica.

Investigações independentes constataram que o vídeo havia sido editado e que não houve maus tratos para os animais que trabalharam no filme.


O foco da história é a vida de Ethan (interpretado por três atores diferentes, um deles, Dennis Quaid) e seu retriever Bailey, com um diferencial: o ponto de vista é o do cachorro. Nisso o diretor pôde mostrar sua habilidade e criatividade em termos de posicionar a câmera e passar esse efeito.

Indagado sobre qual cena resumiria o tema do filme, Hallström, um apaixonado por cães que já teve 5 chow-chows, escolheu curiosamente o momento em que Maya (Kirby Howell-Baptiste) pergunta ao cão "Em que você está pensando?". E o cachorro fala (pensa): “Uma de minhas melhores vidas, sem dúvida."

No cíclico Quatro vidas de um cachorro, Lasse Hallström completa uma espécie de "trilogia canina", começada com Minha vida de cachorro (1985) e desenvolvida em Sempre ao seu lado (2009).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo!