Com direção de ninguém menos que William Wyler e John Sturges, Thunderbolt é um documentário de 41 minutos sobre a atuação de um esquadrão de aviões na campanha da Segunda Guerra Mundial.
O ator James Stewart faz a introdução lendo um telegrama.O roteiro conta o dia a dia de uma companhia aérea baseada na Córsega, que apoiava a Infantaria em Anzio e Cassino, nos arredores de Roma.Os ataques aéreos visavam a retaguarda das linhas inimigas, para cortar o suprimento de combustível, alimentos, munições e reforços dos alemães.
Os caças-bombardeiros Thunderbolt decolavam da base, entravam em formação e depois se espalhavam para cumprir as missões. As missões incluíam destruir estradas, ferrovias, trens, pontes, viadutos.
O caça-bombardeiro P-47 Thunderbolt tinha um
homem, um motor, uma bomba em cada asa e combustível extra.
Os diretores instalaram câmeras nas asas, no trem de aterrissagem, na cabine, perto das armas.
Os aviadores, na faixa dos 20 e poucos
anos, já tinham patentes como capitão, major, etc.
Antes de partir, cinco minutos protocolares para pensar, meditar. Um tempo de concentração e, quem sabe, uma oração, antes de decolar para aquela que poderia ser a sua última
missão.
Foguetes, armas, bombas de 200 kg, câmeras, o Thunderbolt é uma aeronave pesada para decolar.
Os aviões decolam de dois em dois.
A edição das imagens é nada menos
do que fantástica.
O modo como os aviões cumprem sua
missão não é menos surpreendente.
O trajeto em perfeita formação, os
caças seguindo o líder.
Parece que estamos num videogame de
primeira pessoa que imita a cabine de um caça-bombardeiro.
Súbito abaixamos o nariz do avião e
disparamos a metralhadora, os foguetes. nivelamos, soltamos as bombas.
O documentário assinado por dois grandes
cineastas revela que a rotina desses aviadores era
trabalhosa, mas eles dispunham de condições de trabalho.
Tinham tempo de lazer, direito à
higiene.
Coisa que os soldados da Primeira
Guerra Mundial não tiveram, ao menos na campanha de Gallipoli.
Os aviões decolavam e quase sempre
retornavam.
Um deles sofre uma queda a 200 metros
da base.
O piloto morre carbonizado.
Thunderbolt é um filme rápido que vale a pensa ser visto por sua importância histórica, tanto sob o prisma do cinema quanto da Segunda Guerra.
A propósito, existe disponível em serviço de streaming um interessante minisseriado chamado
Os Thunderbolts tiveram uma grande importância para cumprir os objetivos dos aliados na Itália.
Os caças-bombardeiros Thunderbolt decolavam da base, entravam em formação e depois se espalhavam para cumprir as missões. As missões incluíam destruir estradas, ferrovias, trens, pontes, viadutos.
O caça-bombardeiro P-47 Thunderbolt tinha um
homem, um motor, uma bomba em cada asa e combustível extra.
Os diretores instalaram câmeras nas asas, no trem de aterrissagem, na cabine, perto das armas.
Os aviadores, na faixa dos 20 e poucos
anos, já tinham patentes como capitão, major, etc.
Antes de partir, cinco minutos protocolares para pensar, meditar. Um tempo de concentração e, quem sabe, uma oração, antes de decolar para aquela que poderia ser a sua última
missão.
Foguetes, armas, bombas de 200 kg, câmeras, o Thunderbolt é uma aeronave pesada para decolar.
Os aviões decolam de dois em dois.
A edição das imagens é nada menos
do que fantástica.
O modo como os aviões cumprem sua
missão não é menos surpreendente.
O trajeto em perfeita formação, os
caças seguindo o líder.
Parece que estamos num videogame de
primeira pessoa que imita a cabine de um caça-bombardeiro.
Súbito abaixamos o nariz do avião e
disparamos a metralhadora, os foguetes. nivelamos, soltamos as bombas.
O documentário assinado por dois grandes
cineastas revela que a rotina desses aviadores era
trabalhosa, mas eles dispunham de condições de trabalho.
Tinham tempo de lazer, direito à
higiene.
Coisa que os soldados da Primeira
Guerra Mundial não tiveram, ao menos na campanha de Gallipoli.
Os aviões decolavam e quase sempre
retornavam.
Um deles sofre uma queda a 200 metros
da base.
O piloto morre carbonizado.
Thunderbolt é um filme rápido que vale a pensa ser visto por sua importância histórica, tanto sob o prisma do cinema quanto da Segunda Guerra.
A propósito, existe disponível em serviço de streaming um interessante minisseriado chamado
Five Came Back, que trata justamente do trabalho de cinco renomados diretores (John Ford, Frank Capra, John Huston, George Stevens e William Wyler) durante a Segunda Guerra Mundial.
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