segunda-feira, setembro 16, 2019

Três esposas, um marido

Resultado de imagem para three wives one husband 
Série documental sobre o secreto universo de Rockland Ranch, a comunidade de mórmons fundamentalistas que mora no costado de uma grande rocha, no Estado de Utah. A energia é solar, e as crianças crescem saudáveis, com bastante contato com o ar livre. Com um pormenor: algumas famílias do local são polígamas, com um marido e duas ou três esposas.


Resultado de imagem para three wives one husband

Lançado há 2 anos no Reino Unido, o documentário de 4 episódios focaliza principalmente as famílias de Enoch, que tem 17 filhos com 2 mulheres, e está namorando uma terceira mulher que em breve poderá se incorporar à família, e de Abel, que precisa administrar algumas rusgas entre as três esposas. 

Um dos episódios mostra que Abel prometeu ao irmão, que estava com câncer terminal, casar-se com as duas viúvas, o que aumentaria seu número de esposas para 5. 

Resultado de imagem para three wives one husband


Uma das famílias mostradas não é polígama, mas o homem afirma que desposar uma nova mulher ainda está nos planos. A mulher é indagada se concorda e ela diz que sim. No episódio 4, questões jurídicas e políticas afloram, quando o Estado de Utah ameaça criminalizar a prática da poligamia, fato que poderia ocasionar a prisão dos pais e a perda da guarda das crianças.

Resultado de imagem para three wives one husband
Achei válido o tempo investido para desmistificar um tabu e tentar conhecer como pode funcionar um modus vivendi tão inimaginável para os parâmetros ocidentais considerados "normais".
 A "civilização" parece se perguntar: quem são essas pessoas que acham que podem viver à margem das leis? E "essas pessoas" se perguntam: que civilização é esta que parece não tolerar o que é diferente?




Um comentário:

  1. Gostaria de saber se elas também não tem vontade de ter outros homens

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo!