sábado, fevereiro 13, 2021

Os 7 de Chicago


Drama de tribunal escrito e dirigido por Aaron Sorkin, Os 7 de Chicago é o segundo filme do nova-iorquino como diretor. Estreou na direção com A grande jogada (2017). 
Como roteirista, um de seus trabalhos mais notáveis foi outro filme de julgamento, Questão de honra (1992), cuja cena mais famosa é:


A propósito, a categoria de "escrito e dirigido por" anda meio combalida. São poucos cineastas autorais que temos hoje em dia.

Almodóvar? Parece que já deu o que tinha que dar.
Lynch? Encerrou a carreira no décimo filme.
Aronofsky? Criou fama e se deitou na cama.
Tarantino? Tornou-se uma caricatura de si mesmo.
Rodriguez? Algum dia se levou a sério? 
Weir? Está bem vivo, mas seu último filme foi em 2010.

Então que bom que Aaron Sorkin se tornou diretor. Vida longa para ele nesta carreira, e que continue assinando bons roteiros.



Os 7 de Chicago tem um roteiro bem desenvolvido, com algumas cenas que poderiam ter sido cortadas (p. ex., a reunião na casa do ex-procurador geral).

Afora essa metragem exagerada (defeito que 99% dos filmes atuais padecem), Sorkin realiza um bom trabalho na condução da história, que tem muitos personagens e detalhes.

Levanta discussões válidas, como a possibilidade de existir um julgamento político. Um dos réus afirma isso, e o advogado de defesa responde que não, que existem apenas dois tipos de julgamento, civil e criminal.

Claro que ao longo do filme essa questão será esmiuçada.



Protestos em Chicago contra a Guerra do Vietnã acabam em confronto dos manifestantes com a polícia.

Os policiais, aparamentados com máscaras, bombardeiam a multidão com gás lacrimogêneo e fazem uso de seus cassetetes.

Os líderes dos movimentos envolvidos, inclusive Bobby Seale (Yahia Abdul-Mateen II), um ativista ligado ao Partido dos Panteras Negras, e Tom Hayden (Eddie Redmayne, Oscar de Melhor Ator por A teoria de tudo) são denunciados e se tornam réus, mas o julgamento parece ser um jogo de cartas marcadas.




Outros destaques do elenco são Joseph Gordon-Levitt, como o promotor, Mark Rylance (advogado de defesa), Frank Langella (juiz) e Sacha Baron Cohen (líder dos Yippies).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo!