segunda-feira, dezembro 17, 2018

A teoria de tudo

Resultado de imagem para a teoria de tudo

O filme que deu o Oscar de Melhor Ator a Eddie Redmayne é a história de um grande amor, e de como um grande amor pode ser a base de uma carreira científica brilhante.

O filme dirigido por James Marsh mostra que, sem o amor e a dedicação de Jane Hawking, Stephen não teria tido o suporte familiar para continuar estudando e produzindo. Também não teria vivido para escrever seu best-seller "Breve história do tempo". É um filme que, mais do que nunca, confirma o clichê "Por trás de um grande homem, sempre existe uma grande mulher".

Resultado de imagem para a teoria de tudo

O roteiro baseia-se na obra de Jane Hawking e enfoca a relação de Stephen e Jane, em como os dois se conheceram e tiveram logo de enfrentar o diagnóstico terrível de uma doença incurável. Desde o começo, a inabalável decisão de Jane de ficar ao lado de Stephen foi essencial para que o jovem cientista pudesse continuar a vida e torná-la produtiva, apesar das dificuldades crescentes em razão da enfermidade. 
Resultado de imagem para a teoria de tudo

Um dos momentos mais tocantes do filme é quando Stephen é internado em coma na França e o médico faz a Jane uma pergunta angustiante.



A Jane verdadeira, com sua simpatia contagiante e voz delicada, deu esta reveladora entrevista a uma rádio da Espanha (ela é fluente em espanhol pois fez seu Doutorado sobre Poesia Medieval Espanhola) (desnecessário dizer que não se recomenda assistir à entrevista antes de assistir ao filme, pois os entrevistadores dão spoilers):



A primeira esposa de Stephen conta nesta outra entrevista porque se decepcionou com alguns aspectos da adaptação, e de como as pessoas não devem levar ao pé da letra os detalhes de uma adaptação fílmica.


Por sua vez, o diretor James Marsh tem no currículo um Oscar de Melhor Documentário por O equilibrista (Man on Wire, 2009), que retrata as peripécias de Philippe Petit para cruzar sobre um arame estendido entre as torres gêmeas do World Trade Center em 1974.

A propósito, depois de A teoria de tudo, James Marsh emendou outro filme inspirado na vida real, Somente o mar sabe, em que Marsh volta a mostrar a capacidade de suscitar boas atuações. O diretor também repete a parceria com o compositor islandês Jóhann Jóhannsson, que veio a falecer em 2018, assim como o próprio Stephen Hawking.
Resultado de imagem para a teoria de tudo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo!