segunda-feira, outubro 28, 2019

A incrível aventura de Rick Baker







Resultado de imagem para hunt for the wilderpeople


Uma boa matinê para um domingo chuvoso, com direito a pipocas recém-estouradas na pipoqueira sem óleo.

As paisagens neozelandesas enchem os olhos, a história parece uma mistura de vários outros filmes, o diretor Taika Waikiti é o mesmo do premiado Boy (2010), Thor - Ragnarok (2017) e do surpreendente Jo Jo Rabbit (2019), que valeu ao neozelandês nada menos que o Oscar de Melhor Roteiro Original na cerimônia de 2020.

Resultado de imagem para taika waititi with oscar



Escrito e dirigido pelo neozelandês de origem maori, A incrível aventura de Rick Baker acompanha a trajetória de um menino de 12 anos, que durante o filme completa 13 anos. Ricky (Julian Dennison) é adotado por um casal que mora nos confins da civilização e tenta fugir.

Mas o amor que a sua mãe adotiva lhe dedica acaba amolecendo o coração deste adorável preá (forma sincopada e carinhosa de "pré-adolescente").

O moçoilo não vai com a cara do Tio Hec (Sam Neill).

Resultado de imagem para hunt for the wilderpeople


Neste começo o dejavù que eu tive foi com "Minha vida de cachorro", mas se eu contar o motivo, será spoiler. Mais pro final me veio à mente uma cena de "Thelma e Louise".

 Acho que o diretor Taika Waikiti foi construindo seu roteiro assim, com várias referências e múltiplos intertextos.


Resultado de imagem para hunt for the wilderpeople

O nonsense de muitas situações acaba se tornando uma das características mais significativas do filme. A relação entre Ricky e o tio Hec é a base emocional em que se constrói todo o roteiro. O fato é o que filme ganhou um séquito de admiradores, e mantém um site com um quiz para ver se você sobreviveria na mata.

Para quem gosta de cinema neozelandês, ou para quem gosta de um misto de comédia e aventura, A incrível aventura de Rick Baker é uma boa pedida para a matinê de um domingo chuvoso, com direito a pipocas recém-estouradas na pipoqueira sem óleo.


Resultado de imagem para hunt for the wilderpeople




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo!