Remember the Titans (2000) conta a história de como um treinador de futebol americano de etnia afro levou um time de jogadores brancos e negros da cidade de Alexandria, Virgínia, à conquista do campeonato estadual.
O roteirista Gregory Allen Howard conta nos extras que teve o lampejo para buscar a história enquanto cortava o cabelo numa barbearia, e ouviu uma conversa sobre um time que ninguém esqueceu na cidade, um time que foi campeão estadual em 1971 e, de quebra, mudou o ponto de vista dos habitantes sobre a integração racial nas escolas.
Coprodução da Disney e Jerry Bruckheimer, Duelo de titãs tem no elenco o seu trunfo. Encabeçado por Denzel Washington no papel de Herman Boone, tem como coadjuvante Will Patton como Bill Yoast, o técnico branco que é destituído do cargo para a entrada de Boone. Em vez de sair ele resolve ficar como auxiliar e técnico da defesa.
Os próprios Herman Boone e Bill Yoast colaboraram nas filmagens como consultores e mostram nos extras que sua amizade perdurou no tempo. Um time de atores jovens colabora para o sucesso do filme: Wood Harris, Ryan Hurst e, é claro, Ryan Gosling, cuja carreira decolou na sequência, embora o seu papel neste filme não tenha tanto destaque. Este é o segundo longa-metragem do astro de Drive, Blade Runner 2049, La La Land e O primeiro homem, entre outros sucessos. A sua estreia foi em 1996 no filme Frankenstein: o sonho não acabou.
Abordando temas importantes como as tensões raciais que infelizmente também ainda perduram nos EUA, o combate ao racismo, o convite à integração racial verdadeira, sem preconceitos, o efeito transformador da liderança e do esporte, Duelo de titãs é um filme que marcou época e pode ser assistido ainda hoje pela atualidade de seus temas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é bem-vindo!