sábado, janeiro 19, 2019

Near Dark: o cult movie de Kathryn Bigelow



Os cultuadores do filme Quando chega a escuridão (Near Dark, 1987) não se surpreenderam quando Kathryn Bigelow se tornou a primeira mulher a ganhar o Oscar de Melhor Diretor(a), com o filme Guerra ao terror.

Near Dark foi sua estreia como diretora solo (ela já havia codirigido The Loveless, primeiro filme estrelado por Willem Dafoe). 

E em plena estreia, Bigelow não brincou em serviço. Em 40 dias e 40 noites de filmagens, tendo como diretor de fotografia Adam Greenberg (de O exterminador do futuro), a moça na época com 36 anos realizou uma verdadeira preciosidade do cinema independente, demonstrando um talento para juntar um elenco forte e dar liberdade aos atores para construir personagens inesquecíveis, vivenciando um conto neogótico sobre instinto, atração e laços de sangue.




O roteiro (de Bigelow e Eric Red, que também escreveu A morte pede carona) é contado sob o prisma de Caleb (Adrian Pasdar), um cowboy que se interessa por Mae (Jenny Wright), uma misteriosa forasteira. E como todo bom cowboy, o moço não perde tempo. Bateu o olho na moça e "chegou" nela. O resultado foi uma noite de atração à flor da pele, sob as estrelas.

A paixão entre os dois é o combustível que alimenta o filme e dá credibilidade à história.

Pois o mundo em que Caleb está prestes a entrar é um mundo para o qual ele não estava preparado.

Mae pertence a um grupo estranho de pessoas que vaga por cidades pequenas em busca de sobrevivência. De aliviar uma compulsão insaciável. 

Mas o que o bando composto por Mae, Jesse Hooker (Lance Henriksen), Diamondback (Jenette Goldstein), Homer (Joshua John Miller) e Severen (Bill Paxton) procura não é uma droga simples, como álcool ou cocaína. São seres que precisam de sangue humano fresco.

A trupe de vampiros modernos agora têm um novo membro, o namoradinho Caleb. 



A estrutura das duas famílias está ameaçada.

Com a inoperância da polícia, o pai de Caleb e sua irmã Sarah partem no encalço dos raptores.

Por sua vez, o "wild bunch" liderado por Jesse Hooker dá um ultimato a Caleb. Ele precisa aprender a matar ou será eliminado.

Acho que já é o bastante sobre o roteiro.

Contar mais seria estragar surpresas e o que eu desejo com este post é que mais cinéfilos queiram assistir ao filme. 

Para saciar sua fome de viver e de ver filmes extremamente cults.




Com a música atmosférica do Tangerine Dream e com uma delicadeza paradoxal para um filme de terror, Quando chega a escuridão é um daqueles cults imortais, que podem ser assistidos várias vezes.

Embora relativamente difícil de conseguir, o cinéfilo decidido conseguirá o intento de enfim colocar este raro dvd no prato do dvd player.

Em Porto Alegre, por exemplo, a eterna locadora E o vídeo levou tem o filme no acervo.


É da Versátil o dvd e faz parte da coleção "Vampiros no cinema".

A propósito, este blog homenageia a mitologia transilvânica no post Vampiros: uma revisão.

 
Em tempo! Existe uma curiosidade sobre este filme: três dos atores principais também participaram de outro filme clássico dos anos 80.

O trio Lance Henriksen, Bill Paxton e Jenette Goldstein pode ser visto também em Aliens (1986), de James Cameron.








  

Um comentário:

  1. Este filme pode ser assistido no site Belas Artes à la Carte, do cine Belas Artes, em São Paulo. Para assinantes.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo!