domingo, março 10, 2019

Free Solo

Resultado de imagem para free solo best images

O documentário produzido pela National Geographic e vencedor do Oscar de Melhor Documentário de Longa Metragem em 2019 estreou neste sábado, dia 9 de março, às 21 h, no canal da NatGeo. O filme acompanha a façanha do alpinista Alex Honnold, que escalou sem cordas El Capitan, o paredão de 900 metros do Parque Nacional Yosemite.

Dirigido por Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin, Free Solo não se limita à parte esportiva do feito. Mais da metade do filme é dedicada a delinear o personagem, a investigar quem é essa pessoa que se arrisca dessa forma. O background de Alex Honnold, sua família de origem, sua nova namorada, sua atuação em palestras em escolas de ensino médio: tudo isso é pacientemente costurado em meio aos preparativos para a inédita e perigosa escalada.

Imagem relacionada
Claro que uma façanha dessas não é uma coisa que vem sem trabalho. O filme (e também este artigo) deixa bem claro que a subida sem cordas foi meticulosamente estudada e ensaiada em exaustivas e repetitivas escaladas no El Capitan, mas com a ajuda de cordas. 

Honnold gosta de correr riscos, mas riscos calculados. Uma das cenas de Free Solo mostra o destemido alpinista abortar a subida. Para a surpresa e decepção da equipe de filmagem, ele avisou que havia interrompido a escalada até uma nova data. Há males que vêm para bem. Afinal, Honnold ainda estava se recuperando de uma lesão no tornozelo. 

Imagem relacionada

Outro aspecto relevante é a humildade de Honnold em procurar e acatar o aconselhamento (ou, para dizer um termo da moda, o "coaching") de alpinistas mais experientes. Esse foi um dos fatores importantes no processo dessa conquista, e o filme também tem o mérito de não deixar escapar esse prisma.

O processo de filmagem também foi planejado de modo minucioso, com câmeras estrategicamente posicionadas para captar as melhores tomadas, mas não atrapalhar a já espinhosa tarefa de Honnold.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo!