quinta-feira, dezembro 06, 2018

Rápida e mortal

Resultado de imagem para quick and the dead

Após rever Rápida e mortal em companhia de meu filho de 11 anos, eu tive de me olhar no espelho e me fazer uma pergunta séria:

"Por que cargas d'água o diretor Sam Raimi aos poucos foi saindo da lista de meus Top Ten?".

É difícil encarar a realidade: não há nenhum motivo técnico tampouco emotivo para que isso tenha acontecido.







A única explicação plausível que eu encontro é que a minha empolgação pelo trabalho de Raimi talvez tenha arrefecido na mesma proporção que a volúpia dele por fazer filmes foi diminuindo.

Na última década (2009-2018) ele só realizou dois longa-metragens: Drag me to Hell e Oz.


A verdade é que, filme por filme, Raimi nunca me decepcionou.



Talvez ainda falte a Sam Raimi uma incursão no drama que o afaste um pouco dos subgêneros aos quais ele é geralmente relacionado.



Mas ele não nega as origens: notícias circulam que seu próximo projeto na direção será um filme sobre o Triângulo das Bermudas.

Agora, vamos ao que interessa.


Rápida e mortal (1995) é um faroeste moderno com personagens fortes e elenco carismático.

Sharon Stone tira uma lasquinha de Leonardo DiCaprio e abusa de Russel Crowe.

Aos 21 anos DiCaprio prova que um pirralho ainda pode ser incrivelmente charmoso.

Crowe estreia em Hollywood contracenando com a musa Stone.




Gene Hackman não deixa por menos e encarna o prefeito carrasco com autoridade.

Sam Raimi talvez já desconfiasse de que no futuro o seu elenco acabaria com nada menos que três Oscars de Melhor Ator.

Gene Hackman já tinha o dele por Operação França.

Russel Crowe abiscoitou o seu em 2001 com Gladiador.

Por fim, mas não menos importante, DiCaprio enfim arrebanhou o dele em 2016 com O regresso.

Resultado de imagem para quick and the dead

O elenco "coadjuvante" tem ainda o ótimo Lance Henriksen, o Bishop de Aliens e Alien 3.
Nesta entrevista o ator fala sobre as gravações de The Quick and the Dead e do dia em que teve a ousadia de dizer a Gene Hackman como fazer uma cena.

Esses detalhes dão uma ideia da força do elenco reunido para esse western despojado e rápido.

Com atuações memoráveis e a direção sempre inovadora de Raimi, Rápida e mortal é diversão pura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo!