segunda-feira, janeiro 09, 2023

O troll da montanha

 


Não se trata apenas de um interessante filme para toda a família, uma sessão da tarde legalzinha.

O filme norueguês que liderou as estatísticas de audiência da Netflix em dezembro é nada mais nada menos que o melhor filme de 2022 em se tratando de roteiros originais.



O diretor que tem nome de urro, Roar Uthaug, é a fera por trás das câmeras e autor também da história. O enredo é simples, ser ser simplório, os personagens são verossímeis, os efeitos especiais bastante eficientes comparados com o orçamento.

A metragem não é exagerada, mal que aflige a maioria dos filmes hoje em dia (vide Wakanda para sempre).


O que O troll da montanha nos proporciona é mergulhar no imaginário de um povo, conhecer o seu folclore e relacionar tudo isso com o que acontece hoje em termos ambientais.

A figura do troll está tão entranhada com a cultura norueguesa que muitas obras já foram realizadas sobre o tema, incluindo o curta de animação de 2010, "The Last Norwegian Troll", com voz de Max von Sydow.



Em O troll da montanha, esses aspectos do folclore são adaptados para criar um filme de desastre, ou de "monstro", ao melhor estilo Godzilla.

Alguns detalhes do roteiro acabam conquistando o espectador, como a militar que é fã de Star Trek, e que vai ter uma importante atuação na hora da crise.

Segundo a notícia da Variety, o filme alcançou a marca de 128 milhões de horas assistidas mundo afora, tornando-se o filme não falado em inglês mais popular da Netflix.



Para contar a história, Roar Uthaug reuniu um elenco experiente e talentoso (Ine Marie Wilmann, Kim Falck, Mads Sjøgård Pettersen, Gard B. Eidsvold, Karoline Viktoria, Sletteng Garvang, Yusuf Toosh Ibra e Bjarne Hjelde), bancados por produtores empolgados com o projeto, Espen Horn e Kristian Strand Sinkerud, que declararam:

"É uma emoção dar vida a Troll, essa figura dos contos de fadas noruegueses, com elenco, direção e produção de noruegueses, destinado ao mercado global".

Então, se você curte se aventurar em produtos que buscam uma "volta às raízes", que nos dão um vislumbre sobre uma cultura e uma mitologia pouco divulgadas, O troll da montanha é o caminho mais rápido de carimbar seu passaporte para a Noruega e ouvir o musical idioma norueguês, para variar.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo!