quinta-feira, maio 02, 2019

O inimigo interior (episódio de Star Trek)



Listado como um dos 10 melhores episódios de Star Trek no site da IGN, The Enemy Within, escrito pelo escritor Richard Matheson, mergulha no universo dos "doppelgängers" (como o recente filme Nós) e dá a William Shatner a oportunidade de fazer uma atuação de luxo. 

Sexto episódio da série original (contando o piloto como o primeiro), O inimigo interior se desenvolve em torno de uma ideia bastante simples, mas que possibilita imersões psicológicas e embates filosóficos.

Resultado de imagem para enemy within star trek

O escritor Richard Matheson (ver post sobre Em algum lugar do passado) tem certa intimidade com conflitos dessa natureza, de perturbações que acontecem no cérebro de seus protagonistas. Vide o episódio de Twilight Zone, Pesadelo a 20 mil pés.

Em O inimigo interior, um problema na máquina de teletransporte "divide" o capitão Kirk em duas pessoas, a sua parte boa e a sua parte má.

Não é difícil de imaginar a confusão que isso vai causar na Enterprise, temporariamente comandada por duas personalidades tão diferentes.


O modo como a premissa é explorada é econômico e direto ao ponto, e Spock percebe algo relevante: a divisão das personalidades está minando a capacidade decisória do Kirk "bonzinho". A conclusão de Spock é aterradora: para ser um bom líder e contrabalançar suas decisões, Kirk precisa resgatar sua parte mais selvagem e má. 

Resultado de imagem para o inimigo interior star trek
Nesse meio-tempo, o problema no teletransporte impossibilita o resgate da equipe que ficou para trás em um gélido planeta. O oficial Sulu e mais 3 homens estão à beira da morte, mas Kirk está incapaz de tomar uma decisão e de solucionar o problema a bordo da Enterprise.

Resultado de imagem para enemy within star trek

Com um ápice que se tornou clássico, a sequência em que os dois Capitães Kirk se enfrentam na ponte de comando é suficiente para justificar a presença do episódio nessa lista. O site brasileiro Trek Brasilis fez um vídeo no YouTube sobre o episódio:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo!