terça-feira, abril 30, 2019

Em algum lugar do passado

Resultado de imagem para somewhere in time

A história deste "cult clássico" começa com Bid Time Return, de Richard Matheson, publicado em 1975. Por esse romance, Matheson ganhou o World Fantasy Award em 1976. Em 1980, o livro foi adaptado para as telas e ganhou um elenco de luxo: Christopher Reeve, a bond-girl Jane Seymour e ninguém menos que Christopher Plummer, a quem coube o previsível papel do, digamos, vilão da história, o empresário William F. Robinson. (Embora o maior vilão de todos seja o inexorável e incontornável tempo, simbolizado pelo relógio de bolso do prólogo.)

Resultado de imagem para somewhere in time
Para a direção, foi escalado Jeannot Szwarc, parisiense radicado nos EUA que contava na ocasião com 3 honoráveis filmes no currículo: Sex Through a Window (baseado em livro de Michael Crichton), Praga infernal (Bug, 1975) e Tubarão 2 (1978).

Szwarc faz um bom trabalho em realçar o mergulho do dramaturgo Richard Collier (Christopher Reeve) em uma obcecada espiral de paixão por uma intrigante mulher do passado. 

No ano de 1980, ao terminar um relacionamento, Collier hospeda-se num hotel antigo e fica hipnotizado pela foto de uma bela mulher no museu do hotel. O porteiro do hotel, Arthur (Bill Erwin), pensa conhecer aquele jovem hóspede, e passa a lhe ajudar em suas pesquisas sobre aquela misteriosa mulher. À medida que vai investigando, Richard descobre que a foto é de Elisa McKenna, uma atriz que em 1912 esteve no teatro do hotel como protagonista de uma peça teatral.

Resultado de imagem para somewhere in time

Quanto mais estuda o assunto, mais Richard vai se apaixonando por Elisa. Sua obsessão chega ao ponto de procurar uma biógrafa de Elisa, Laura Roberts (Teresa Wright) e, na casa dela, fica sabendo de um livro que Elisa havia lido várias vezes. A busca então o leva a consultar o autor do livro, um professor de física especializado em viagens no tempo.

Cada vez mais imerso em seu transe e decidido a retornar no tempo, Richard compra um terno da época, deita-se na cama do quarto do hotel e reproduz uma gravação. A viagem no tempo pode acontecer por auto-hipnose, de acordo com o testemunho do Dr. Gerard Finney (George Voskocec).


Resultado de imagem para somewhere in time
Essa mistura de paranoia com ficção científica, de amor romântico com fantasia, parece ser uma das especialidades de Richard Matheson, cujas obras originaram outros filmes famosos, como O incrível homem que encolheu (1957), Encurralado (Duel, 1971, a estreia de Steven Spielberg), Amor além da vida (1998) e Eu sou a lenda (2007). 

Sem dúvida, Matheson é a mente criativa por trás desse filme. Além de escrever o livro também fez o roteiro. E, de quebra, fez um "cameo" como o hóspede que se espanta com o rosto lanhado de Christopher Reeve após fazer a barba com uma navalha. 

Em tempo: o dvd do filme Em algum lugar do passado pode ser encontrado nas Lojas Americanas por R$16,99. Na hora de passar no caixa ainda apareceu um desconto inesperado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo!