sábado, outubro 07, 2017

Deu a louca no mundo



It's a Mad Mad Mad Mad World (1963) comprova o pendor do diretor Stanley Kramer para escolher roteiros eficientes. Nada menos que cinco de seus filmes concorreram a Oscar de Melhor Roteiro, com três deles abiscoitando a cobiçada estatueta. (Mais detalhe no final deste post.)


Resultado de imagem para its a mad mad mad mad world
O roteiro de Deu a louca no mundo, assinado por William e Tania Rose, parte de uma premissa singela que origina uma das corridas mais malucas já vistas no cinema. Os tripulantes de quatro veículos param na rodovia após presenciar um carro perder o controle e capotar ribanceira abaixo. Moribundo, o imprudente motorista informa o grupo sobre 350 mil dólares escondidos num parque a horas de viagem dali. A pista: o tesouro estaria enterrado embaixo de um grande dáblio. 


Claro que este roteiro específico não concorreu ao Oscar. É uma espécie de sequência interminável de videocassetadas, uma atrás da outra, peripécias atrás de peripécias, essencialmente um road movie, uma espécie de volta às gags do cinema mudo, com muitas perseguições, barbeiragens, desastres, brigas, capotagens, situações inusitadas, outras nem tanto, em ritmo frenético e de tirar o fôlego.

Claro que há espaço também para o humor mais refinado, como no diálogo entre o americano e o britânico, cada qual procurando desmerecer a nação do outro.

O filme acabou entrando para a história das comédias por ter reunido um elenco fenomenal de talentosos humoristas. Para se ter uma ideia, Jerry Lewis aparece em uma cena de 10 segundos, é o cara que dirige o carro que atropela o chapéu do capitão Culpeper (Spencer Tracy).

Noutro rápido 'cameo', ninguém menos que os 3 Patetas aparecem na pele de três bombeiros aguardando o pouso de um avião desgovernado.
Resultado de imagem para its a mad mad mad mad world

O elenco, de acordo com a Variety: "Uma gama de cômicos de alta categoria foi recrutada pelo diretor Stanley Kramer, tornando este um dos elencos mais memoráveis e não ortodoxos já reunido no cinema. A competição cômica é tão aguçada que é impossível destacar qualquer um dos participantes. Todos têm uma atuação extraordinária."

A sequência final, em que uma escada magirus também é utilizada de modo bastante "não ortodoxo", exigiu também dos dublês e da parte técnica, numa espécie de número de circo, com direito até a(o dublê de) Spencer Tracy descendo numa tirolesa e se esborrachando numa pet shop.


Voltando à vaca fria, promessa é dívida.

Eis os cinco filmes de Stanley Kramer que concorreram ao Oscar de Melhor Roteiro (os 3 que ganharam são precedidos por um asterisco):

Melhor Roteiro Original:
*Acorrentados (The Defiant Ones, 1959, filme que consta na obra 1001 Filmes para ver antes de morrer)
*Adivinhe quem vem para jantar? (Guess Who's Coming to Dinner, 1968, escrito por William Rose, corroteirista de Deu a louca no mundo).


Melhor Roteiro Adaptado:
O vento será tua herança (Inherit the Wind, 1960)
*Julgamento em Nuremberg (Judgment at Nuremberg, 1962)
A nau dos insensatos (Ship of Fools, 1966)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo!