quinta-feira, outubro 05, 2017

Francesco

Resultado de imagem para francesco liliana cavani

Com trilha sonora de Vangelis e Helena Bonham Carter no papel de Chiara, o filme de Liliana Cavani conta a história de São Francisco de Assis. Todos os episódios importantes da vida de Francesco são representados no filme, desde o seu tempo como prisioneiro na guerra entre Assis e Perugia. O pai dele, um rico comerciante de tecidos, paga o resgate e libera os presos. A partir daí, a italiana Liliana Cavani traça a trajetória mística de um jovem que desafia o pai, abre mão da riqueza para se tornar um ícone da humildade e da bondade.
O relacionamento dele com Chiara, a prima de um de seus seguidores, é retratado como emblemático em sua transformação. Depois, é ela que se converte e se torna membro da comunidade que vive além dos muros, junto aos leprosos, sem condições de higiene mínimas. Com seu carisma e suas palavras edificantes, Francesco arrebanha um grupo que se veste com simples túnicas com capuz, e, em pouco tempo, torna-se uma preocupação para a Igreja local. Um cardeal chama Francesco e o envia ao papa, dizendo que só o sumo pontífice pode dar (ou não) a benção para a congregação.
Francesco tem alguns seguidores muito fiéis, mas à medida que as coisas vão evoluindo, surgem vozes dissonantes no seio dos franciscanos. Essa parte interessante do filme relata a exigência dos seguidores por regras menos rígidas.
Resultado de imagem para francesco liliana cavani

Francesco, o filme realizado em 1989 por Liliana Cavani, a diretora de O porteiro da noite, tem algumas cenas bastante impactantes e eficientes. Entre elas, a que Francesco rola desnudo na neve para aplacar as tentações. O momento em que ele aparece com as chagas de Cristo. Etc.

A delicadeza das interpretações é o ponto alto do filme, com destaque para Mickey Rourke na pele de Francesco.

Para enriquecer este post sobre o filme assistido no dia de São Francisco de Assis, uma breve resenha de uma obra instrutiva e lúdica:

Querido Papa Francisco: o Papa responde às cartas de crianças do mundo todo

Uma bela publicação das Edições Loyola, traz a resposta do Papa a perguntas de crianças do mundo inteiro. Algumas curiosidades sobre a vida pessoal do Papa Francisco são reveladas, como a de quando criança ele queria ser açougueiro quando crescer.

Resultado de imagem para caro papa francesco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo!