sábado, outubro 07, 2017

THE BEATLES: 100 GREATEST SONGS

Resultado de imagem para 100 greatest beatles songs rolling stones
Com introdução assinada por Elvis Costello, a Special Collectors Edition da Rolling Stone, lançada em 2013, traz um abrangente panorama sobre os bastidores envolvendo fatores como criação/gravação/contexto/inspiração para as 100 canções mais importantes dos Beatles, entre as 219 que eles gravaram.

Você sabia que...

YESTERDAY teve sua melodia supostamente composta durante um sonho de McCartney, e ficou um tempo sem letra definida, e Paul brincava cantando o primeiro verso assim: Scrambled eggs/ Oh, my baby, how I love your legs?

SOMETHING teve sua demo gravada por George Harrison no dia em que ele completou 26 anos e se tornaria a segunda música dos Beatles mais gravada por outros artistas, atrás apenas de Yesterday?

HEY JUDE, composta por McCartney para consolar Julian, o filho de John, que sofria com a separação dos pais, foi considerada por Lennon como uma das obras-primas de McCartney e por sugestão dele foi mantido o verso "The movement you need is on your shoulder", que Paul queria eliminar? Que um músico da orquestra, mesmo com a promessa de receber o dobro do cachê, retirou-se das gravações ao recusar-se "bater palmas" e entoar o coro daquela "bloody song", declarando que seu crachá do sindicato dizia que ele era um violinista? E que na hora de gravar a master take, ninguém percebeu que Ringo Starr estava no banheiro, mas como a bateria demora para começar, ele teve tempo de sair correndo e empunhar as baquetas na hora H?

A HARD DAY'S NIGHT foi escrita por Lennon em uma noite e as letras foram rabiscadas no verso do cartão de aniversário de seu filho Julian, que recém completara um ano?

ELEANOR RIGBY foi gravada com microfones individuais instalados nos instrumentos do quarteto de cordas, para capturar o som dos arcos golpeando as cordas com uma limpidez inédita em qualquer gravação prévia, seja de música clássica ou de rock'n'roll?

GOLDEN SLUMBERS/CARRY THAT WEIGHT/THE END fazem parte do Abbey Road Medley, que contém o único solo de bateria de Starr em toda a trajetória dos Beatles?

HERE, THERE AND EVERYWHERE foi influenciada pelo LP Pet Sounds do Beach Boys e Paul McCartney cantou em voz de falsetto, pensando em cantar como Marianne Faithfull?

CAN'T BUY ME LOVE tem versos que valorizam o romance em detrimento das coisas materiais, mas uma parcela de fãs surpreendentemente interpretou que a música era, na verdade, sobre uma prostituta?

WE CAN WORK IT OUT demorou 11 horas para ser gravada, o maior tempo de estúdio dedicado a uma faixa dos Beatles até aquela data (outubro de 1965)?

BLACKBIRD, segundo Paul, é uma metáfora para uma mulher negra e sobre o movimento dos direitos civis?

I'VE GOT A FEELING, do álbum Let it Be, de 1970, o último grande momento colaborativo da dupla Lennon/McCartney, fala de novos relacionamentos com uma ponta de remorso pela separação iminente da banda?

BACK IN THE USSR marcou uma briga de Paul com Ringo, que abandonou a banda por duas semanas, obrigando Paul a tocar a bateria durante as gravações?

LADY MADONNA é um tributo às matriarcas da classe operária, expressado por meio de imagens católico-irlandesas?

LOVE ME DO, por sugestões de George Martin, teve um solo de harmônica por Lennon e foi gravado com Ringo Starr "rebaixado" ao tamborim, tendo de entregar a bateria a um baterista de estúdio, fato pelo qual Starr, segundo George Martin comentou em meio a risos, "nunca me perdoou"?

AND I LOVE HER assumiu sua forma definitiva quando Starr decidiu tocar bongôs em vez de bateria?

LET IT BE não teve George Martin como produtor, dispensado por Lennon com a frase: "I don't want any of your production shit"?

A DAY IN THE LIFE, hoje considerada o ápice da carreira da banda, foi escrita por basicamente por Lennon (e o manuscrito, a propósito, foi arrematado por 1,2 milhão de dólares num leilão em 2010), à exceção do breve fragmento que começa com Woke up, fell out of bed (a parte mais "alegre" da música)?

THE FOOL ON THE HILL é uma das canções preferidas de Paul?

BEING FOR THE BENEFIT OF MR. KITE! é uma das canções preferidas de John?

Que todas as canções dos Beatles acima,
mencionadas em THE BEATLES: 100 GREATEST SONGS,
além de Birthday e Ob-la-di, Ob-la-da, 
estão no setlist da One on One Tour 2017?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo!