quarta-feira, julho 17, 2019

PETER WEIR EM DOSE DUPLA: O ENCANADOR

Este é o 2º post da série PETER WEIR EM DOSE DUPLA, da qual o primeiro post foi sobre The Cars that Ate Paris.
Resultado de imagem para THE PLUMBER PETER WEIR



 Para quem já assistiu a A última onda, será fácil notar os pontos de intersecção com O encanador. O que no primeiro é um dos temas principais (estudos sobre a cultura aborígene) no segundo é o metiê da protagonista, uma doutoranda que se vê refém de um encanador nem um pouco convencional.

O filme é de uma originalidade impactante por sua mescla de "quase" gêneros: romance de costumes, comédia, terror, etc.

 



Por que "quase"? É que o roteiro inteligentemente flerta com uma multiplicidade de gêneros mas, de modo proposital, não se concretiza em nenhum deles, numa espécie de metáfora sobre o sofrimento da própria protagonista na história.  

O espectador é colocado numa situação similar à da protagonista. 

Peter Weir é o encanador que não sai de nosso apartamento, fazendo estripulias em nosso cérebro; tal é o poder deste filme em causar exasperação e despertar reações.
 

A facilidade com que o encanador quebra uma parede é algo ultrajante para quem tem ojeriza a reformas, canos furados e contratempos afins. Seja como for, Jill (Judy Morris), habita um apartamento universitário, e aparentemente é obrigada a deixar o sedutor e sádico encanador Max (Ivar Kants) entrar no recinto e prestar os seus duvidosos serviços.

Eis que o drama de Jill vai se desenrolando e ela se sente abandonada pelo marido que quase nunca está ali para protegê-la ou ajudá-la naquela situação esdrúxula.

Resultado de imagem para THE PLUMBER PETER WEIR

O único desafogo de Jill é a amiga Meg (Candy Raymond) que permite à perturbada cientista tentar manter a sanidade mental.

Resultado? Um banheiro semi-interditado, com precárias situações de uso, por longas e intermináveis semanas.

Como se isso não bastasse, o alienado marido Brian (Robert Coleby) pateticamente convida acadêmicos de alta estirpe para jantar no apartamento.

Resultado de imagem para THE PLUMBER PETER WEIR

Weir faz um jogo de críticas sociais, pois existe uma tensão sexual entre Jill e o encanador, e também o choque de classes, a burguesia acadêmica x proletariado (teoricamente) inculto. 

O desenlace é surpreendente e vale a pena o garimpo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo!