domingo, maio 26, 2019

Sad Hill Unhearthed



Este inusitado documentário conta uma história sobre uma paixão, e não é qualquer paixão. É a paixão cultivada por cinéfilos em torno de um filme cultuado por eles. O filme é Il buono, il brutto, il cattivo
(1966), do italiano Sergio Leone, que foi filmado na Espanha e no Brasil virou Três homens em conflito.



O filme começa com o take de um show do Metallica. Qual a ligação? O vocalista da banda é um dos cultuadores deste expoente do cinema spaghetti. Tanto que a banda mostra cenas do filme e utiliza a música de Enio Morricone para "aquecer" a plateia antes dos shows.



O diretor Guillermo de Oliveira apresenta os protagonistas desta história: os cinéfilos do vilarejo, que se unem e formam uma associação para resgatar a ligação do local com o filme que passou a ter muitos cultuadores desde o seu lançamento.

Um dos objetivos do grupo era localizar o ponto exato onde o Sad Hill Cemetery tinha sido construído há quase 50 anos. Por incrível que pareça, na época, a produção do filme contou com a ajuda de um batalhão de soldados do Exército do ditador Franco, que também atuavam como figurantes em diversas cenas de batalha que simulavam a Guerra Civil dos EUA.


Resultado de imagem para sad hill unearthed

Com muita pesquisa e procura, os cinéfilos espanhóis descobriram o local exato. A partir daí, começou um trabalho de "arqueologia". Contando com a ajuda de voluntários, realizaram escavações para desenterrar o grande círculo central, com piso de pedras brancas irregulares, que foi palco da sequência final que culminou com o "trielo" mais famoso do cinema.

Resultado de imagem para sad hill unearthed

Esse trabalho começou alguns anos antes do 50º aniversário do The Good, the Bad and The Ugly, e a meta era reunir os fãs do filme para comemorar a data.

Resultado de imagem para sad hill unearthed

É essa saga de amor, denodo e obstinação que o documentário mostra com bastante objetividade, com pitadas de curiosidades sobre a realização do filme e depoimentos de pessoas importantes, como operadores de câmeras, editores, figurantes, sem falar, é claro, de diretores como Joe Dante e Alex de la Iglesia, e dos lendários Enio Morricone e Clint Eastwood.

Tudo culmina com o dia em que os fãs do mundo inteiro peregrinaram ao vale espanhol e assistiram a uma encenação da clássica cena, e, mais tarde, ao anoitecer, uma exibição do filme, com algumas surpresas que foram preparadas para o deleite dos fãs e dos membros da Associação.

Resultado de imagem para sad hill unearthed

Além de contar uma história interessante,
Sad Hill Unhearthed, de quebra, traz algumas informações relevantes sobre o cinema de Sergio Leone, como a sua aversão a "tomar partido" e a se posicionar politicamente. Ele acreditava que bastava retratar e deixar que o público interpretasse.


Outra coisa que fica bastante clara é a obsessão de Leone pelo perfeccionismo. Um dos figurantes conta que ao terminar cada take o diretor dizia "Molto bene", mas em seguida mandava repetir de novo.

O diretor teria pesquisado livros com fotos da Guerra Civil Americana como subsídio para dar veracidade às filmagens.

Vale a pena conferir essa curiosidade feita de cinéfilos para cinéfilos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo!