Quem é mais rápido? O pistoleiro de
aluguel de Por um punhado de dólares
ou o samurai de Yojimbo?
Toshiro Mifune mata seis em um piscar de olhos, usando somente a espada. Clint Eastwood chega à cidade encomendando caixões ao coveiro.
Toshiro Mifune mata seis em um piscar de olhos, usando somente a espada. Clint Eastwood chega à cidade encomendando caixões ao coveiro.
Em um duelo a pouca distância,
Eastwood crivaria Mifune de balas, ou seria decapitado antes de sacar?
À medida que vamos assistindo a Yojimbo,
vamos nos recordando dos lances equivalentes em Por um punhado de dólares. A história é a estritamente a mesma.
Um forasteiro chega a uma cidade
onde duas famílias disputam o poder. Em Kurosawa, é o samurai sem destino e
emprego, representado por Toshiro Mifune.
Tem a mania de tirar o braço da manga
e coçar a cabeça passando-o pela gola de seu quimono. É um cara sem escrúpulos,
que não hesita em roer a corda, ou em fazer jogo duplo.
Em Leone, é o
pistoleiro vivido por Clint Eastwood. Barba por fazer, estilo cool e quieto,
mas com os mesmos defeitos do personagem original.
Apesar do mau caráter, os dois personagens
desenvolvem certa empatia com o espectador. Afinal, estão, cada um a seu modo,
desafiando quem tem, quem explora e humilha o povo. E os dois diretores tentam
redimir as ações espúrias de seus protagonistas quando eles usam a força para
reparar injustiças.
As semelhanças são muitas em termos de
fundamentos do roteiro, mas param por aí. Na forma e no estilo, Yojimbo
e Por um punhado de dólares são obras
completamente diferentes.
Yojimbo é filmado em preto e branco, enquanto Por um punhado de dólares é a cores.
Yojimbo é uma sátira dramática, com cenas consistentes e fortes. Por um punhado de dólares ameniza a
sátira e o drama, dá ênfase para o movimento e os tiroteios.
Sérgio Leone, o mestre dos faroeste "spaghetti", traduziu para a linguagem ocidental o cinema denso de Akira Kurosawa.
Sérgio Leone, o mestre dos faroeste "spaghetti", traduziu para a linguagem ocidental o cinema denso de Akira Kurosawa.
Dois pequenos clássicos, um de samurai, outro
de faroeste. Dois diretores brilhantes. Dois atores carismáticos. Para mim,
está empatado o duelo.
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